REGENERAÇÃO DE SOLOS: CÍRCULO DE ESTUDOS PRÁTICOS



Convidamo-vos para um Círculo de Estudos sobre Regeneração de Solos.


Na Escolinha d'Aldeia das Amoreiras, sábado, 22 Agosto, 2015 das 9.30h às 16.30h (acaba cedo para irmos embora regar a agrícola!). Investimento: 15 oiros inclui: apoio às deslocações*, almoço agroecológico e resumo das participações. * a deduzir ao valor de inscrição (ver abaixo).

Inscrições limitadas  
a 10 pessoas a contribuir e 2 pessoas a usufruir de bolsa, em troca de apoio ou géneros previamente acordados. Envia e-mail para reco@riseup.net ou liga para a Rita Magá no 932418405. Se tens interesse mas falta de disponibilidade, contacta-nos para te informarmos do próximo evento relacionado.  

O porquê desta iniciativa 
Quem escolhe práticas de agricultura biológica, agroecologia e permacultura para produzir os seus bens alimentares encontra grandes desafios. Mesmo quem produz em modo biológico há vários anos enfrenta a exaustão dos solos e a falta de conhecimentos específicos para o seu terreno e o uso que faz da terra.  

Muitos/as produtores/as sentem a necessidade de partilharem entre si conhecimentos e resultados das experiências realizadas para com isso melhorarem as suas práticas. E que melhor forma de aprender que não juntar à mesa uma dezena de pessoas da mesma região, com conhecimentos diversificados no manejo da terra? 

Com este círculo de estudos queremos conhecer a experiência de cada produtor/a e usar o poder criativo do grupo para responder às questões concretas que cada um/a enfrenta no seu quotidiano agrícola.  

No final deste evento queremos obter um documento com o resumo das questões e das respostas encontradas, que cada pessoa pode guardar para si.  

Qual o programa deste círculo de estudos?
Trata-se de uma sessão de estudo em grupo, onde pessoas com experiência em produção agrícola e com questões concretas na gestão do seu solo, se encontram em círculo. Assim partilham os seus casos e apoiam-se mutuamente na procura de respostas, com base na experiência e conhecimento de cada uma, potenciado pelo grupo.

Há uma pessoa que facilita a sessão?  
Sim, propondo exercícios e dinâmicas de trabalho em grupo para que as pessoas mostrem o que sabem mas não sabem que sabem. Será facilitado pela Rita Alegria e terá como objecto os casos e as questões trazidos por quem participa. 

Qual o Público Alvo?  
Pessoas com experiência agrícola no Baixo Alentejo Interior e com perguntas a que sozinhas não conseguem responder.  

Há continuidade? 
Sim, enquanto houver questões por responder e pessoas interessadas em trocar experiências. Criamos assim uma comunidade de aprendizagem dentro da Rede Cooperar, potenciada pelos círculos de estudos que surgem das necessidades reais. Qualquer pessoa pode sugerir um tema. A equipa pedagógica da ReCo disponibiliza-se para apoiar na co-organização do evento.  

Como funciona o apoio às deslocações? 
Como medida de entre-ajuda entre quem participa, cada pessoa paga o mesmo pela viagem, independentemente da distância a que está da Aldeia das Amoreiras, considerando um valor de 0,10 € por Km. Aos 15 oiros de inscrição é deduzido o valor encontrado para cada deslocação.