A Reco dá a cara (II)!

Depois do primeiro vídeo que dá o pontapé de partida para esta série (vejam-no aqui), apresentamos agora o segundo vídeo desta série, que foca o projecto de permacultura (mais detalhes em breve..)


ReCo no Programa Meio Ano em Transição – fase I – Sonhar


A Rede Cooperar participa n’O Programa Meio Ano em Transição, com o objectivo de encontrar algumas luzes que apoiem a sua viabilidade estrutural, social e económica….

Este primeiro encontro – SONHAR – focou a descoberta interior, onde abordou dinâmicas de relacionamento pessoais e colectivos, com exercícios para entender como dinâmicas (pessoais e/ou colectivas) doentes podem caminhar para voltar a ser mais saudáveis. Houve também uma abordagem conceptual: ao que é o Movimento de Transição Local e Glocal; às suas origens, à ReEconomia. Realizamos jogos que permitiram visualizar e perceber melhor O Sonho de cada pessoa/projecto participante, facilitando a listagem dos próximos passos e prioridades.

Leiam mais sobre este primeiro encontro clicando aqui.


Almoço Selvagem, dia 2 de Abril

Com muito gosto vos convidamos a participar no próximo almoço selvagem, a acontecer dia 2 de Abril! Na tasca dos Lameiros, da Ti' Assunção e do Ti' Manel.

Organizado com o seu apoio, dos vizinhos dos Lameiros e de muitos elementos da transição de S. Luís e da ReCo, a rede cooperar.

Clique na imagem para a ampliar
O passeio de reconhecimento de plantas pretende ser de aplicação prática e útil no reconhecimento e uso de plantas selvagens comestíveis. Não será uma identificação extensiva, o que se pretende é focar em plantas que realmente possam ser adoptadas na alimentação quotidiana.

Vamos conhecer mais as plantas do meio onde vivemos e ter com elas uma relação directa, de graça, natural.

O preço é voluntário, os participantes serão informados dos custos que ainda haverão, pois ainda há ingredientes não selvagens no menu. Chás e limonada serão oferecidos, outras bebidas compram-se na Tasca. As receitas reverterão para a realização e edição de um pequeno manual de culinária selvagem, em formato funzine, pela Rede Cooperar, e para apoiar a Tasca dos Lameiros e Transição de São Luís.

Inscrições e informação através do mail: barbaritat2000@gmail.com

A ReCo dá a cara!

Temos o prazer de dar início a uma série de pequenos vídeos de apresentação, de vários projectos existentes na área da ReCo - Rede Cooperar.

A ideia de fazer estes vídeos foi inspirada num colectivo espanhol, La Revuelta al Campo, que na sua página apresenta vídeos curtos e simples, ilustrativos dos vários projectos que compõem o colectivo. Visitem esta página do La Revuelta e deixem-se contagiar!

O conceito é, portanto, precisamente este: pequenos vídeos de 5 ou 10 minutos, filmados com escassos meios técnicos mas que abrem a possibilidade de um conhecimento quase cara-a-cara com as pessoas que compõem a Rede Cooperar ou que com ela se articulam de alguma maneira.

Fazer pequenas apresentações, dar um rosto aos produtos que consumimos, iniciar um caminho de conhecimento e empatia, são alguns dos resultados que nos propomos agora alcançar. Para quaisquer comentários, sugestões ou críticas, estejam à vontade para usar o nosso correio electrónico ou a caixa de comentários deste blog.

Começamos esta série de vídeos com Carmen Maraschin, que muitas pessoas conhecerão pelos produtos da Quinta da Ladeira, e o movimento de São Luís em Transição.
Agradecemos à Carmen a sua disponibilidade para esta entrevista, bem como à Sara Quaranta pelo trabalho de realização e disponibilização destes vídeos.

Desfrutem!